quinta-feira, 9 de junho de 2011

Arca de Noé versus regras atuais.

Se Noé tivesse se deparado com o estado-babá moderno, o repúdio dos vizinhos ou alguns dos outros obstáculos que Johan Huibers tem enfrentado, o reino animal poderia ser diferente hoje em dia.
Huibers, 60 anos, bem-sucedido proprietário de uma grande construtora, tem passado os últimos anos construindo uma arca idêntica em tamanho à que Noé teria construído segundo o Gênesis: 300 côvados de comprimento, ou 137 metros; 30 côvados de altura, aproximadamente três andares; e 50 côvados, ou 23 metros, de largura. O côvado da Bíblia, diz Huibers, era a distância entre a ponta dos dedos e o cotovelo, ou nesse caso, mais ou menos 46 centímetros.

Ele está construindo a arca com pinheiro sueco, porque algumas versões da Bíblia descrevem a madeira com que Deus ordenou o uso a Noé como sendo 'madeira de resina’, que Huibers diz ser o pinheiro.
“Devemos terminar a obra no meio de julho,” diz ele, conduzindo um visitante pelos cavernosos pavimentos da arca, ainda cheirando a pinheiro fresco.
Diferente de Noé, Huibers teve de obedecer aos padrões holandeses de segurança contra incêndio. Para isso, ele instalou um abrigo que qualifica a arca de 2.970 toneladas como um edifício, em vez de um navio. Além disso, terá que pintar a arca, por dentro e por fora, com três mãos de verniz retardador de fogo. (Noé cobriu a sua arca com piche, tornando-a a prova d’água, mas dificilmente resistente a incêndios.)
“Vieram mais de 600 mil pessoas, em mais ou menos três anos,” conta. Diz ele que ganhou algo em torno de US$ 3,5 milhões, o bastante para garantir um lucro de US$ 1,2 milhão.

Mas o motivo nunca foi o dinheiro. “É para informar às pessoas de que existe uma Bíblia”, diz o ágil Huibers, homem de senso de humor rápido. “E, quando você a abre, existe um Deus”.
“O significado é simples”, diz ele. “Muitas coisas no barco fazem você reflita. Nós instigamos a curiosidade das pessoas”.
Quando estiver terminada, a arca será um tipo de ferramenta de ensino. As paisagens contarão a história de Noé; animais vivos trarão vida ao espetáculo. (Até o momento, apenas pássaros em gaiolas, galinhas e galos vivem a bordo.) Duas salas para conferências vão comportar um total de 1.500 pessoas.
Ele enviou uma carta para o prefeito de Londres, Boris Johnson, pedindo permissão para levar a arca para a cidade durante os Jogos Olímpicos no próximo verão. Investidores do Texas também visitaram, ansiosos em levar a arca até Galveston.
Ele discute a arca até com sócios em Israel, onde sua companhia construtora é ativa. “Os israelenses estão curiosos,” diz. “Mas eles dizem que não é uma arca cristã, é na verdade uma arca judia. Eles dizem que eu a roubei”.

F. The New York Times News Service/Syndicate

Nenhum comentário:

Postar um comentário